Conheça Ingridd Alves, faixa preta do Projeto Guigo Pro.

Natural de Teresina-PI, Ingridd Alves, faixa preta da equipe Guigo Jiu-Jitsu compartilha um pouquinho da sua trajetória de vida fora e dentro dos tatames.

‘‘Filha de militar já rodei bastante pelo Brasil antes de parar em Fortaleza-CE, onde conheci a arte suave no CT Escola da Guarda da equipe Octo Team, que é vinculada à NS Brotherhood. Continuo pulando de estado em estado, só que agora é para colocar meu jiu-jitsu à prova nas competições.’’

Hoje estou com 26 anos e fui promovida à faixa preta em dezembro do ano passado, após ter a felicidade de conquistar o bronze no Abu Dhabi Grand Slam Rio de Janeiro, numa disputa unificada entre meninas das graduações marrom e preta da categoria até 95kg.

• JiuJitsu Association: O que te incentivou a começar na arte suave?

Atingi três dígitos na balança, então senti necessidade de sair do sedentarismo e adotar um estilo de vida mais saudável para conseguir emagrecer. Mesmo insegura e com a autoestima em baixa, instintivamente bati às portas da academia de jiu-jitsu instalada no clube militar ao qual meu pai era filiado e foi paixão ao primeiro estrangulamento. Em poucos meses perdi 30 (trinta) quilos e minha existência ganhou um novo significado.

Me lancei nas competições ainda na faixa branca, engraçado que já no primeiro torneio fui apagada na luta de estreia, mas não fiquei nada desanimada. Pelo contrário, isso despertou em mim uma vontade insana de evoluir no esporte, tendo o céu como limite.

• JiuJitsu Association: Fala um pouco das suas experiências de vida e as principais competições que disputou.

Durante a maior parte da minha trajetória, conciliei os treinos com o trabalho de atendente de ‘telemarketing’ e, posteriormente, auxiliar administrativo.

Mesmo com essa dupla jornada, consegui bater na trave no Campeonato Brasileiro CBJJ de 2018 e 2019, de faixa roxa. Recebi um “sinal divino” ao ser cortada do emprego e, logo em seguida, ter sido selecionada para receber o auxílio financeiro do “Bolsa Jovem”, concedido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza graças ao meu currículo.

A partir daí passei a ser atleta “full time” e os resultados foram incríveis! Com os recursos do bolsa jovem, somado ao apoio de amigos e entusiastas do esporte que acreditaram no meu potencial, levei para o Ceará muitos “double gold” de opens na faixa marrom pela CBJJ e AJP, além do ouro da categoria no Sul-Americano

2019 e no Europeu 2020, ambos pela IBJJF.

"Amo meu esporte e tudo que ele me proporciona, até mesmo os momentos sacrificantes tornam o sabor da vitória ainda mais especial."

• JiuJitsu Association: Como foi o primeiro contato com o Mestre Guigo e o que te levou a fazer parte de uma equipe de grande referência no Jiu-Jitsu?

Fui colocada em contato com o Professor Luiz Guilherme Guigo por intermédio de uma pessoa próxima e, para minha honra, ele se dispôs a abrir as portas da renomada Academia Guigo JJ e me receber como atleta do Projeto Guigo Pro. Não tive dúvidas de que a oportunidade pela qual tanto busquei estava ao meu alcance e, acredite, naquele mesmo dia embarquei para São Paulo.

Assim, desde o primeiro instante fiz valer o lema do time: “Que sua coragem seja maior que seus sonhos”!

Meus treinos sempre foram bastante duros em Fortaleza, lá é terra de gente sinistra!

Acontece que tenho por meta de vida me consagrar como a melhor atleta feminina da modalidade e tamanha ousadia exige que eu integre um time de competição com todo suporte necessário, de modo que eu possa desenvolver minhas potencialidades junto a parceiros que compartilham dos mesmos sonhos e objetivos.

• JiuJitsu Association: O que esperar de Ingridd Alves como atleta profissional?

A resiliência e a busca por evolução sempre foram minha marca. Como faixa preta, não esperem de mim menos do que a excelência, pois darei tudo para honrar a Deus e todos aqueles que acreditam no meu trabalho duro.

Agradecimentos:

Agradeço a Deus pela saúde; ao Professor @edilsonbjj por ter me formado; ao Professor @guigojj pela oportunidade; a todos os colegas de treino pela parceria; a minha esposa @camis.montenegro, por todo companheirismo diário; à minha nova patrocinadora @kvraco pela confiança de apostar em mim.